sábado, 29 de setembro de 2007

Xô síndrome do Simas&Maiséque!

Teve uma fase na minha vida que eu só vivia o hoje, sem sonhos, sem metas, sem pensar no amanhã. E assim os poucos dias da minha vida foram passado pautados no trabalho para manter o meu sustento. Um dia me acordei! Epa! Tem algo errado... Assim, ficava arrumando desculpinhas pra justificar essa falta de motivação para tantos sonhos que estavam engavetados, cheios de poeira em papéis amarelados pelo tempo. Nem precisei de insight pra me despertar pois o que estava acontecendo era que eu me sabotava pra não me ver - lá dentro do meu coração. Logo eu que detestava desculpinhas, por mais bobas e ingênuas que pudessem ser.
Muito bem. Parti pra ação. Algo como “caçadora de mim” da música do Milton Nascimento.
Parei, como as águas de um lago plácido (esse da foto, por exemplo) e resolvi me olhar, ver e enxergar. Dialoguei comigo mesma. Daí vi que estava contaminada pela síndrome do Simas&Maiséque.
Você a conhece?
Pois é, eu sou autora desse nome e quando conto para os meus amigos e clientes, alguns caem na risada.
O portador dela é aquela pessoa contaminada pelas palavras, pensamentos e ações do tipo “sim, mas não deu tempo por causa disso ou daquilo...” ou “mas é que eu levei um cano e daí blá blá blá”. E eu detesto ter que ouvir isso. Por isso digo que meu ouvido não é privada nem tenho tempo prá esse tipo de banalidade. O meu tempo e meu ouvido são preciosos demais! O pior é que quem é portador dessa síndrome nem percebe que:
1. perde tempo em ficar pensando na desculpinha que vai dar enquanto poderia ser franco, sincero e transparente. Resolveria tudo em um minuto falando a verdade. Além disso, esse tempo perdido não volta mais.
2. se pensa que está tirando vantagem, está é se sacaneando. Está se sabotando! E, o pior, pode estar sacaneando alguém muito importante para si.
3. não tem noção do quanto isso incomoda os outros, colocando sua integridade e credibilidade em jogo.
4. mostra o quanto é infantil, mimadinho...

Soluções para lidar com o portador da síndrome do Simas&Maiséque:
1. Se você for uma pessoa bem próxima dela, mostre o quanto ela está se sabotando. Explique que você não está interessada numa relação baseada em desculpinhas. Diga que você até vai aceitar essa sabotagem naquele momento mas que não está disponível para isso. Se você perder o amigo é porque não era seu amigo de verdade, certo?
2. Se você não for tão próxima, não tem intimidade, mude de assunto pra ver se ela se toca. Se ainda assim continuar insistindo, seja sincero e diga: “diferente de você não tenho tempo nem energia pra ficar ouvindo desculpinhas”.

Com essas pequenas atitudes você estará colaborando para que possamos ter uma convivência verdadeira com as pessoas: amigos, familiares, conhecidos e colegas de trabalho.
Então, vamos juntos tentar exterminar a síndrome do Simas&Maiséque!

(em 5/5/07)

Nenhum comentário: