sábado, 29 de setembro de 2007

Saudades da alma gemea

Acendo uma vela e oro para que Doni (assim chamava Donizetti Adalto dos Santos) esteja no seu caminho de luz e paz. Ele se foi no dia 19 de setembro de 1998.
Para explicar, Doni foi uma pessoa muito especial na minha vida. Tínhamos a mesma idade (ele era apenas 1 semana mais velho do que eu) e creio que éramos almas gêmeas. Quando nos conhecemos nesta vida parece que já nos conhecíamos de outras e outras vidas. Foi um reencontro quando ambos tínhamos 19 anos. Eu sabia exatamente o que se passava com ele mesmo não estando junto. Eu sabia que quando ele estava cansado queria meu colo. Era inteligente, sensível, queria mudar o mundo sozinho. Nada temia. Talvez por isso sua vida tenha sido tão breve. Mesmo vindo de uma família simples e humilde conseguiu ser jornalista e repórter de nível nacional. Queria justiça. Não tinha medo de nada: das enchentes, da guerrilha entre fazendeiros e sem-terra, dos sequestradores de bebês, dos mandantes de crimes hediondos ou de coronéis.
Apesar de uma imagem de lutador e forte era frágil e sensível.
Poucos sabiam disso.
A 15 dias da eleição que lhe daria o direito de ser deputado estadual foi assassinado friamente. Isso foi no Nordeste, em Teresina-Piauí.
Simplesmente cruel.
Eu postei uma foto de por-do-sol porque num final de tarde de alguns anos atrás, vendo um bem vermelho, tive a impressão que ele estava ali. Parei o carro no meio do arrozal e consegui me despedir dele, de verdade. Depois disso a minha depressão passou e eu voltei a viver a minha vida sem me remoer na dor.
O convívio dessas almas gêmeas, cujo amor transcendia a esfera física, ficou transferido para outra vida. E, espero que da próxima vez, eu não seja egocêntrica para viver plenamente o que deveria ser feito. Eu, na minha liberdade egoísta, vim ao Japão e nos separamos fisicamente. Pensava que o encontraria feliz em 99, trabalhando no legislativo em prol do seu povo. Jamais imaginei que nossos encontros seriam transferidos para outras datas. Enxugo minhas lágrimas de arrependimento.
Ao mesmo tempo, agradeço pelo nosso reencontro, pois quantas pessoas querem se encontrar com sua alma gêmea ou até se encontram e nem percebem?
A nossa convivência foi breve mas intensa.
Para você que está lendo, jamais deixe pra depois o que pode fazer agora. Pois o agora não espera. Principalmente o reencontro de almas gêmeas.

Nenhum comentário: