sábado, 19 de janeiro de 2008

Mexeriqueiros de plantão


Olhe o que encontrei na net:
"A palavra tem origem em um conjunto de línguas africanas chamada banto. A fofoca é quase sempre um dito maldoso, divulgação de detalhe da vida alheia que o outro gostaria que fosse ignorado.Em inglês existe um neologismo semelhante a palavra fofoca que é gossip veio de God-sib, confiado a Deus, originalmente o padrinho da criança no batismo. Conversas em cerimonias cristãs, como batismos, casamentos e funerais, transformaram gossip em fofoca, mexerico, boato. Historicamente, a fofoca foi preconceituosamente ligada à imagem das mulheres e das pequenas cidades. (Imagem: escultura de duas mulheres fofocando na parte velha da cidade de Sindelfingen, na Alemanha)
Pesquisando jornais antigos, observa-se que vários fatos relacionados com escândalos e fofocas, passaram a fazer parte da história da humanidade, falar da vida alheia é uma prática bastante antiga que remota aos tempos das cavernas. Os homens pré-históricos buscavam informações da vida de outros humanos, para saber suas fraquezas, medos e o que sabiam fazer, com o objetivo de dominar, conquistar, vencer.Naquela época não havia escrita e consequentemente as informações era passadas oralmente, Assim, a fofoca passou a fazer parte da história, porque era utilizada em estratégias política, para desmoralizar monarcas, e até hoje, nos meios políticos a fofoca ainda é uma arma para derrubar governos e até mesmos os artistas famosos da TV e cinema não escapam as fofocas, assim, uma informação errada (fofoca ) pode mudar toda trajetória da história política e social da humanidade." (http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20071025155751AAfPQWs)

Pois bem, por que pesquisei sobre o assunto? Preciso desabafar. kkkkk
Não aguento esses fofoqueiros de plantão dessa comunidade! ughrrr
Falam mal da vida alheia, inventam boatos, criam estórias absurdas, fantasias e acreditam nelas, vivem dentro dessa maldita fofoca. O pior de tudo é que nem se dão conta de quanto isso é FEIO!
A origem da palavra fofoca vem do verbo mexericar que significa falar mal de alguém e que deriva do forte odor que a fruta mexerica deixa na mão. Por isso, não há como esconder que se comeu uma mexerica. Essa mesma inclinação reveladora tem o fofoqueiro. Pedir segredo para o fofoqueiro é como pedir alguém que não revele que comeu uma mexerica.
Tenho dado muita risada quando ouço uma fofoca a meu respeito. Acho que a energia do riso pode minar a energia cinza escura da fofoca. Quando começo a ouvir de outras pessoas mudo de assunto. Mas tem uns que insistem.
Na comunidade brasuca há todo tipo de gente. Ainda bem que a maioria é boa. Mas pra esses mexeriqueiros de plantão vou deixar aqui os meus desabafos:
-Meu ouvido e nem o dos outros é privada;
-Quem faz isso é indigente - mental e espiritual, que vive em cortiço.

"Pessoas felizes,
fofocas felizes.
Em geral, pessoas felizes espalham mais fofocas positivas e pessoas infelizes espalham mais fofocas negativas. Além disso, as pessoas geralmente espalham informações negativas sobre seus inimigos e informações positivas sobre seus aliados.
A fofoca é um poço de contradições. As pessoas fofocam mesmo acreditando que não deveriam fazê-lo. A fofoca pode proteger a reputação de uma pessoa e ao mesmo tempo destruir a de outra, podendo ainda estabelecer um laço entre duas pessoas que estão traindo a confiança de uma terceira. Quem fofoca demais pode ficar com fama de não ser digno de confiança ou de falar demais.
Mas quem não fofoca pode ser considerado distante, fechado ou esnobe.
Esses exemplos exploram os diferentes lados da fofoca e suas implicações morais.

Gostaria de finalizar que sei separar o joio do trigo. Uma fofoca é muito diferente de um desabafo, de uma confidência ou de um bate-papo com amigos, os quais serão sempre bem-vindos, ou melhor, serei toda ouvidos.

Nenhum comentário: