quinta-feira, 10 de janeiro de 2008


Eu também fui fazer o meu tradicional agradecimento pelas bênçãos recebidas em 2007 e pelas que receberei neste novo ano. Ninguém pode me assegurar que realmente receberei as bênçãos. Mas a fé me faz agir assim.
Fiquei pasma quando passei pelo tempo de Osu Kannon, um dos meus locais preferidos, pela quantidade de gente nos primeiros dias deste ano. Me pus a imaginar que fé é essa que move as pessoas num dia de frio.
Fé em japonês escreve-se 信念 (shinnen). Contém os ideogramas 人(hito = gente), 言 (iu = falar), 今 (ima = agora) e 心 (kokoro = coração), logo, demonstram as palavras que estão dentro do coração agora. É lindo!!!! Viu como esses ideogramas traduzem a convicção, a crença, a fé?!
Aprendemos desde a tenra infância que ao orar há que se pedir com fé. Independente de religião as pessoas se ajoelham, colam uma palma da mão na outra, entrelaçam os dedos, fecham os olhos ou os abaixam como se estivem vendo seu coração, usam velas, flores ou incensos, adoram imagens, pronunciam mantras ou simplesmente conversam com Deus. Aliás, tem um dito popular aqui no Japão muito bacana em relação a oração. Dizem que 幸 (shiawase = felicidade) veio da junção de duas palavras "shiwa" e "awase" que significam unir os traços das mãos. Quando você cola uma palma na outra para rezar significava um momento de felicidade. Lenda ou não acho lindo esse dito!!!
Seja quais os meios ou formas usadas para orar, o requisito é ter o coração limpo nessa hora. Sim, pois com ele limpo conseguimos entrar em sintonia com a entidade sagrada. A palavra fé vem do latin "fides" que significa sintonia.
Essa sintonia faz com que o ser humano sinta-se mais leve, conectado a algo divino, o que lhe dá forças e coragem. Muitas vezes até inimagináveis, derrubando as teorias científicas.
São as fidelidades filosóficas, de valores e religiosas que fazem o destino do homem, pois ele é o que acredita ser.
Amém (que assim seja)!

Nenhum comentário: