quarta-feira, 5 de março de 2008

Olhar de saudade


As vésperas do meu embarque os meus olhares já são de saudades.
Ao completar exatos 17,5 anos de Japão sinto a mesma ansiedade de antes de embarcar pra cá.
A praça que fica em frente ao meu apartamento, o mercado, o céu, as pessoas... vou deixar todos e tudo. Mas, os amigos levarei dentro do coração. Fiz tantos bons amigos que sentirei muita falta. Mas graças a essa poderosa internet sei que estarei ligada a eles. Isso me conforta.
Por outro lado sei que vou poder me expandir no Brasil. As pessoas se sentem mais a vontade apesar da violência nas ruas.
Aqui me sinto como essa estátua, localizada na praça em frente da minha janela - livre dentro de um espaço delimitado.
Parece que estou tirando uma veste de malha bem apertada.

2 comentários:

Anônimo disse...

É, Ana, a sua partida me faz pensar que um dia, cedo ou tarde, também terei que parar para pensar e tomar esta decisão. Apesar do pouco tempo que tenho aqui (praticamente dois anos), já me sinto muito dividida, embora sem saída, já que é lá que continua a minha família. Aqui é muito mais seguro, há uma maior "civilidade" - mesmo que enrustida -, e também senso do coletivo, que muito me agrada. Fora os muitos desafios que ainda tenho de vencer, como o de aprender a língua e atingir os objetivos a que me propus, antes mesmo de vir para cá. Não sei quanto tempo isso vai durar, mas sei que no dia em que me sentir como uma estátua, do mesmo modo que você descreveu em seu post, é porque também vai ter chegado a minha hora de voltar. Boa sorte a todos nós, né. ;)

Anna Shudo disse...

Claudia, concordo com vc sobre a segurança, a civilidade mesmo q enrustida, senso coletivo... o Japão é um país de contrastes, mas muito bom para viver. Gosto demais daqui, mas a família tem uma importância de peso dentro dos meus valores. Então, tomei essa decisão. Espero que vc aprenda o idioma e amplie seus horizontes saboreando a cultura, os costumes, conhecendo lugares e se relacionando com os japoneses. Eles são amigos fiéis e, por baixo da fria aparência, têm um coração tão caliente quanto o nosso. Boa sorte!!!