quarta-feira, 12 de março de 2008

De luto


Como eu decidi que vou-me embora, deixar o Japão depois de 17 anos e meio, já estou me desfazendo das minhas coisas. Criei um site na internet, fiz update de fotos dos móveis e eletrodomésticos e enviei um recadinho no Orkut para os conhecidos e amigos da região. A resposta foi tão rápida que em 1 dia vendi metade das minhas coisas. Hoje, vários amigos vieram me visitar com o intuito de separar e pagar o que eles interessa. Uma de minhas amigas pagou cash e levou seus novos pertences.
Depois ela e outra amiga ainda vão vir buscar as coisas pesadas como ar condicionado, cama e etc.
Daí, para cada uma delas separei artigos de decoração que gosto muito para dar de presente. Elas gostaram da idéia!
Fui tirando as coisas da parede, os enfeites que estavam sobre os móveis e ente um quadro e outro espaços foram aparecendo.
As coisas estão saindo e estou sentindo na pele que vou mesmo.
Como a moradia é uma das nossas referências, agora que os móveis começaram a sair percebo que em breve não terei mais esse local como um lugar para retornar ou voltar. É um sentimento estranho, não por me desfazer das coisas, mas por que em breve não terei esse espaço todo arrumado com meu jeito, de acordo com meu estilo de vida.
A ansiedade de querer resolver tudo bem certinho é grande. Estou impaciente... é um sentimento estranho. Não quis falar para nenhum deles que esteve aqui hoje mas estou com um nó tão grande na garganta, me travando a fala, me dando dores no peito, me deixando angustiada.
Como disse a minha irmã, "você está preparada para o luto?".
Sim, ela se referia as perdas.
Mais, muito mais do que os móveis e artigos de decoração, deixar meus amigos e este país estão mechendo com meu emocional.
Mas como vou encerrar a minha estada aqui com uma aventura muuuuiiito grande e tesânica, acho que isso tem amenizado a dor.
De qualquer forma, são perdas.
De qualquer forma, estou entrando em luto.

2 comentários:

alessandro iwata disse...

Nossa Ana, realmente eu pude sentir o nó na garganta agora aqui lendo o seu depoimento. Mais uma vez voce me surpreende, que idéia magnifica de criar o site e de seus próprios amigos ficarem com seus pertences. Eu não me imagino fazendo isso, tbem tenho meu apartamento como meu cantinho onde volto pra me recompor e me sentir bem, meu quarto onde nao tenho nda mais do que minha cama, minhas esculturas que trago das minhas viagens pelo mundo a fora que tem seu cantinho em cada comodo, minhas luminárias...nossa..... não me imagino me desfazendo dos móveis, quadros, esculturas....realmente não deve ser facil, ter que escolher o que levar e o que deixar para trás.
Acredito que estarei ai no fim de semana agora, vou ver se te ligo pra lhe dar um abraço forte e um bjo ok....mas antes de vc ir eu volto outras vezes pra nagoya e sei que vou lhe ver.....fique com Deus, e força ai que vai precisar e mto pra conseguir passar esses ultimos dias....bjw

Anna Shudo disse...

Ale, ah... vc me emociona sempre! Vou sentir muuuuiita saudade d vc, como já estou só pelo fato de vc não estar mais aqui pertinho. Se vier no fim de semana, vamos nos ver sim!
Olhe, não é fácil desfazer de tudo, do cantinho... mas a vida é feita de escolhas. E eu escolhi que quero recomeçar. Sei que vai ser muito bom!
Me cansei da vida de cigana. Quero fincar o pé em algum lugar. De lá poderei até viajar bastante, o que gosto de fazer.
Aqui vivo para trabalhar. Lá quero trabalhar porque gosto, mas, sobretudo, viver!
Cada vez mais me convenço que a simples filosofia chinesa está certa: o ser humano se sente feliz quando está satisfeito com os 3 pilares da vida - comida, casa e vestimenta. Acrescento diversão. kkkkkk
Beijos!