quinta-feira, 19 de junho de 2008

Cem anos depois


Hoje o Brasil está em festa! Ou melhor, se curvou em homenagem e em gratidão aos imigrantes japoneses e seus descendentes. Todos os noticiários e comerciais de TV das principais instituições prestaram homenagens especiais aos imigrantes pela comemoração dos cem anos de relacionamento com o Japão. Lula recebeu o príncipe Naruhito e pediu que o Japão invista mais no nosso país.
Estou impressionada com tantas homenagens! Igualmente impressionada com o respeito que o povo nipônico conquistou aqui. Em Maringá, por exemplo, 50% do comércio e das empresas prestadoras de serviço, são de descendentes de japoneses.
Em todo o Brasil há sempre a presença nipônica fazendo bonito!
Nunca me senti tão orgulhosa de ser descendente.
E, quando acordei pensei: quero ir a um templo agradecer aos meus antepassados. Aí estava assistindo ao noticiário do horário de almoço quando soube que haveria um culto de agradecimento aos ancestrais, os primeiros imigrantes japoneses. Fui ao templo Higashi Honganji (do qual meu avô materno e meu pai faziam parte) e me comovi com as palavras lindas proferidas pelo prefeito da cidade e pelos monges daquele templo e de outros, igualmente budistas. Me senti com o coração aliviado, grata e emocionada pela experiência de ter vivido na terra deles e orgulhosa por ter nascido e criada no Brasil. Se não fossem os nossos ancestrais não teríamos esta vivência tão rica!
Minha gratidão e minha homenagem singela a todos os imigrantes e seus descendentes, seja de que origem for, de que país for, de que religião for. Todos contribuíram igualmente para a construção desta nação.

2 comentários:

dinojapao disse...

Olá Anna!
Que bom ler algo sobre o Brasil e o centenário através das suas palavras.
Arigatou por continuar escrevendo!

Anna Shudo disse...

Oie Dino! Vc é sempre muuuuito gentil!!! Como andam as coisas aí no país do sol nascente? bjs